O Outubro Rosa é um movimento mundial que, todos os anos, promove a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Stella Sofia não poderia ficar de fora de algo tão importante e, por isso, preparamos diversos conteúdos para nosso blog e nossas redes sociais, para reforçar a necessidade de saber mais sobre o problema e se prevenir contra ele. Nesse post, você vai descobrir como surgiu o Outubro Rosa e por que ele é tão importante.

Na década de 90, começaram a surgir iniciativas de incentivo à prevenção do câncer de mama nos Estados Unidos, incluindo a Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. No final da década, o mês de outubro foi oficialmente escolhido para ser o mês em que as ações em prol da prevenção e cura do câncer de mama fossem realizadas. Com o tempo, o Outubro Rosa se espalhou pelo mundo todo, e hoje vemos milhares de iniciativas acontecendo, desde monumentos iluminados com a cor rosa, até ações publicitárias de incentivo à prevenção.

Por que é tão importante?
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e, em grande parte dos casos, pode ser detectado no estágio inicial, aumentando assim a chance de cura.

O autoexame é uma das formas de prevenção e é muito importante que todas as mulheres conheçam seu corpo e, periodicamente, realizem o autoexame buscando identificar qualquer coisa estranha ou diferente. Mas também é essencial realizar exames médicos como a mamografia, com a periodicidade indicada para cada faixa etária.

Faça visitas regulares ao seu médico, realize o autoexame e os exames clínicos periodicamente, adote hábitos preventivos, como uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. Conheça o seu corpo, cuide bem dele e estimule as mulheres da sua vida a tomarem os mesmos cuidados!

Veja aqui algumas dicas para realizar o autoexame:http://www.ibcc.org.br/autoexame/mama.asp

 

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama