Já estamos no segundo mês do ano e essa pode ser uma boa oportunidade para fazer um primeiro balanço das resoluções que traçamos para 2018! Muitas vezes, com a rotina vem o desânimo ou a acomodação e acabamos deixando de lado esses objetivos, que acabam sendo adiados para o ano seguinte. Em outros casos, pode acontecer de escolhermos muitas metas ou mudanças muito radicais, que podem gerar certa frustração quando não são alcançadas. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas para desenvolver e manter hábitos saudáveis. Confira todas elas abaixo e compartilhe com a gente como é que você põe suas metas em prática.

MAIS HÁBITOS, MENOS PROMESSAS

A empolgação das festas de fim de ano e a animação pelo novo que está por vir pode fazer com que a gente crie uma lista de promessas que vão ser quebradas já na segunda semana de janeiro. É a mesma história da dieta que sempre começa na segunda-feira. O fato de haver um novo ano começando não faz com que, de uma hora pra outra, a gente seja capaz de fazer as coisas que não fizemos até agora. Por isso, pegue leve! Em vez de prometer um monte de coisas que você provavelmente não vai conseguir cumprir, pense em hábitos que você deseja adquirir e que geram mudanças mais profundas e duradouras.

 

INTENÇÕES QUE COMANDAM AS MUDANÇAS

Para ajudar a escolher os novos hábitos que você quer cultivar, pense nas suas intenções! Melhor do que fazer uma lista gigante de promessas é colocar no papel o que você deseja para o novo ano, para o futuro próximo e também o mais distante. Escolha uma ou algumas palavras que representem a sua intenção e, a partir daí, pense em quais são os hábitos que você pode desenvolver para pôr isso em prática. Por exemplo, sua intenção pode ser "mais tranquilidade", e alguns bons hábitos para alcançá-la seriam meditação, tempo de descanso, mais horas de sono, etc. Ou você pode querer "mais amor próprio" e, para isso, pode cuidar melhor do corpo fazendo exercícios e cuidando da alimentação, criar uma rotina de beleza ou reservar tempo para fazer as coisas que mais gosta.

 

UM DE CADA VEZ

Concentre-se em uma mudança, um novo hábito por vez. Dessa forma, as chances de você seguir firme com ele por mais tempo são maiores. Além disso, tentar criar mais de um hábito ao mesmo tempo pode gerar uma pressão muito grande em você e o que era pra ser uma mudança positiva, pode ser tornar algo pesado. Uma dica que vale a pena é tentar relacionar o novo hábito a um outro já existente. Por exemplo, se você quer praticar meditação, faça logo depois do café da manhã ou antes de dormir.

 

CONTINUE FIRME POR UM MÊS

Você já deve ter ouvido falar que quando se persiste em um novo hábito por pelo menos 21 dias, a probabilidade dele se tornar de fato um hábito é bem maior, né? Por isso, a dica é: persista, tenha força de vontade, lute contra a de deixar pra amanhã durante um mês, para que seja mais fácil de você se acostumar com a mudança e incorporar o novo hábito na sua rotina. Depois você provavelmente vai sentir falta se ficar sem ele!

 

LEMBRE, ACOMPANHE E COMPARTILHE

Deixe lembretes na agenda, no celular e pela casa para ajudar a não esquecer e a te motivar a conquistar essas mudanças. Anote também os dias em que você cumpriu a(s) tarefa(s) com sucesso! Acompanhar o seu crescimento é um incentivo a mais para continuar. E não deixe de compartilhar os seus objetivos, desafios e conquistas com seus amigos e família, porque quando tem mais gente que sabe da nossa busca por novas metas, as chances de sermos bem-sucedidos também aumenta.

 

SEJA LEGAL COM VOCÊ MESMA

Por último, mas talvez a dica mais importante: pegue leve com você! Nós não somos tão rigorosos com os outros como somos conosco mesmos, né? Não se culpe se falhar em um dia ou outro ou se não conseguir estabelecer um novo hábito. Também tente não se comparar com os outros. Cada um tem seu tempo e a cada dia recebemos uma nova chance de recomeçar. Comemore cada pequeno passo e conquista dando recompensas a você mesmo, porque isso ajuda muito a se manter motivado para continuar buscando novas metas.

Baixe nosso guia de reflexão para o novo ano aqui, ele pode ajudar bastante a traçar e buscar novos objetivos. Que o seu 2018 seja lindo e incrível, com novos hábitos, sonhos e conquistas!